terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Isto já não vai com palmas, Carlos!

            Adelino da Palma Carlos esteve como primeiro-ministro de Portugal de 16 de Maio a 18 de Julho de 1974. Pouco tempo depois do 25 de Abril e, por conseguinte, os ímpetos revolucionários exigiam pulso forte e a maior clarividência. Daí que, após escassas semanas de governação, se tivesse começado a espalhar o dito, naquele jeito bem português de brincar com as palavras:
            ‒ Isso já não vai com palmas, Carlos!
            Lembrei-me desse tempo, ao ler o que o nosso presidente da Câmara confidenciou ao director do Notícias de S. Braz, na habitual coluna «Em Discurso Directo», em que «responde todos os meses às nossas questões», atitude que não pode deixar de ser muito aplaudida e que, infelizmente, não é seguida em outros concelhos (também nisto S. Brás está muito à frente! Abençoado!).
            Interpelado sobre o «velho tema que continua a inquietar os são-brasenses, a situação do Centro de Reabilitação», respondeu:
            «Tantas têm sido as diligências, os contactos, as reuniões, as moções, as cartas, as posições tomadas. Infelizmente, apesar de terem sido já tomadas algumas medidas (…), o Centro ainda não recuperou o seu pleno funcionamento e mantém muitas camas de internamento ainda fechadas, sobretudo pela falta de pessoal, nomeadamente de enfermeiros».
            E diz Vítor Guerreiro, a concluir:
            «Não baixaremos os braços até que o Centro tenha a funcionar todas as suas valências não apenas no ambulatório, mas em todas as suas 50 camas de internamento».
            E é aqui que eu entro: «Isso já não vai com palmas, Vítor!».
            Também na Escola Superior de Dança – e dou apenas esse exemplo – foram, durante meses, inúmeras «as diligências, os contactos, as reuniões, as moções, as cartas, as posições tomadas». E como se obteve a solução? Pondo a boca no trombone! Vindo para a rua, para a Comunicação Social, clamar! Eu sei que o governo de Lisboa é da mesma cor política e que, se calhar, até nem convirá muito fazer ondas. Mas… não diz o Governo que quer resolver os problemas das populações? Não foi para isso que foi eleito – tal como o foram os autarcas? Então, venha-se para a rua! Que isto já não vai lá «com palmas, Carlos!».

                                                           José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 255, 20-02-2018, p. 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário