sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Viva o Parque das Amendoeiras!

            E este meu «viva!» tem dois sentidos: o de parabéns e saudação pela primorosa ideia e mui oportuna designação; e o de incitar a que o parque, localizado onde está, seja doravante o ponto de encontro dos residentes, novos e velhos.
            Fruto do Orçamento Participativo, o que também se aplaude, devido a configurar um desejo da população, apresenta-se, assim pode ler-se na passada edição do nosso jornal (p. 21), como dignificação de um espaço público, mediante cuidado arranjo urbanístico, que prevê zona de estacionamento e, claro, um «parque de lazer intergeracional».
            E, a propósito desta última frase, surgiram-me de imediato uma imagem e um livro.
            A imagem foi (que o leitor me desculpe se dou um exemplo não português) a do Hyde Park, em Londres, no domingo, 1 de Junho passado: repleto de famílias, na mais completa descontracção, tomando o seu almoço em jeito de piquenique, jogando, convivendo… Para mim, uma sensação bem agradável, sabendo-me no coração de uma grande cidade.
            O livro foi o de David Kundtz, «Parar» (edição de Sinais de Fogo, Lisboa, 2ª edição, Abril de 2004). A obra é de 1998 e tem como subtítulo «Como parar quando temos de continuar».
            David Kundtz demonstra a importância que têm, no nosso dia-a-dia, as pausas conscientes que possamos fazer, em silêncio. É assim a modos de um ‘carregar as baterias’. Não temos tempo para isso? Temos, pois! Quando esperamos por um amigo que tarda; enquanto o computador não se inicia; enquanto o autocarro não chega; enquanto a água não levanta fervedura… Mil e um momentos que podemos agarrar, para tomarmos consciência de nós: o que somos, o que fazemos, como fazemos…
            Parque das Amendoeiras! Bonito, o nome! Excelente, o objectivo! Vamos querer que seja mesmo esse «parque de lazer intergeracional»!

                                                           José d’Encarnação
Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 251, 20-10-2017, p. 13. As imagens são também do jornal.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário