quinta-feira, 23 de março de 2017

Um pedido de auxílio

            Tiago Godinho, residente em Cascais, tem 38 anos e sofre de esclerose múltipla. Os primeiros sintomas, de desequilíbrio, ocorreram em Junho de 2009, e determinaram, naturalmente, a realização de múltiplos exames, de modo que só em Dezembro de 2010 a doença foi claramente diagnosticada.
            Desde aí tem sido uma corrida contra o tempo, a tentar tudo para retardar o inevitável avanço da esclerose. Em 2014, submetido a uma junta médica, foi-lhe determinada 60% de incapacidade, prevendo-se uma reavaliação em 2019; no entanto, o mal progredia a olhos vistos e, por isso, houve nova junta médica, em 2016, e o grau de incapacidade passou de imediato a ser de 75%.
            Tiago tem dois filhos pequenos, mora num andar sem elevador (conseguiu obter meios para instalar uma cadeira de acesso na escada). Em casa, desloca-se com um andarilho ou agarrado às paredes; nos dias em que se sente pior, recorre à cadeira de rodas. Na rua desloca-se numa motinha própria, que pesa 30 kg e, por isso, só a consegue tirar e pôr no carro com ajuda.
            O panorama é, pois, grave e o avanço da degenerescência – ainda que muito a custo travado pela medicação – faz-nos antever que, dentro em pouco, a qualidade de vida do Tiago seja muito seriamente afectada. Pensou-se, por isso, em recorrer à aquisição de um robô, que lhe permitirá suprir a falta de movimentos que dia a dia se torna mais dolorosa.
            Pode ver-se em http://www.matiarobotics.com/ o tipo de robô adequado, cujo preço está orçado em 25 000 euros. Por isso se decidiu abrir esta conta de apoio em nome de Tiago Luís Mira Godinho, na agência do Santander Totta, de Miraflores.

            NIB: 0018 0003 44332534020 88
            IBAN: PT50 0018 0003 44332534020 88
 
            Escusado será dizer que todas as dádivas serão bem-vindas!
            Obrigado pela atenção que dedicou e puder dedicar, a esta dramática situação, inclusive partilhando-a, se lhe parecer bem.
                                                                       José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário