sábado, 19 de novembro de 2016

Uma lisboa que só olha pró seu umbigo!

             Ao falar-se em umbigo, vem-nos sempre à mente a estátua de Buda, sentado de barriga avantajada e de umbigo à mostra; o olhar, porém, fita-nos, transmite-nos serenidade e parece que nos fala do Além.
            Ao falarmos, porém, da Lisboa dos políticos, temos a imagem de um Buda de cabeça baixa, a mirar e a remirar no umbigo, a pôr-lhe preciosos pearcings, sem se ralar do resto do País.
            Perdoar-se-me-á a imagem, mas foi esta que de imediato me ocorreu, ao ler, na passada edição de Noticias de S. Braz o editorial do nosso director a contar da desgraça em que vai o que foi, até há bem pouco tempo, um Centro de Medicina de Reabilitação de excelência e que essa Lisboa-de-olhos-no-umbigo teima em deixar fenecer.
            Conta, na mesma edição, Correia Martins, na p. 7 – com o vigor que o caracteriza e o «saber de experiências feito», pelas funções que exerceu como presidente do Conselho de Administração da ARS Algarve (1996-2002) –, da mágoa que todos sentimos e aponta soluções («o pecado original e a forma de o resolver»). Bramamos que não há direito a esbanjarem-se assim os dinheiros públicos, desaproveitando algo que é muito bom, que pode funcionar ainda melhor, assim o umbigo político de Lisboa deixe!
            Não é de protestarmos todos contra a gritante miopia de gestores que primam pela incompetência ou que, pelo menos, não sabem ver com olhos-de-ver o que é útil ou prejudicial ao País? Quando é que voltarão a olhar para o Povo e as suas necessidades?
            O que se passa com o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul – antigo Sanatório Vasconcelos Porto – é uma infâmia e precisamos de o dizer com todas as letras e em capitais: É UMA INFÂMIA, SENHORES DA LISBOA POLÍTICA!  

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 240, 20-11-2016, p. 11.

1 comentário:

  1. Ana Teresa
    20/11 às 22:27

    Nem pró seu umbigo, Professor, nem pró seu umbigo. Lisboa, como CASCAIS, está-se a tornar uma cidade perfeita (???) para turista ver. Já quem cá reside, e cá paga os seus impostos ... que se lixe!

    ResponderEliminar