sábado, 22 de outubro de 2016

Aplausos para uma política ímpar de integração

             Não é a primeira vez que me congratulo com o facto de S. Brás de Alportel ter logrado uma integração ímpar dos estrangeiros aqui residentes.
            Ocorre-me amiúde a imagem da ida às Baamas, onde, estrangeiros e bem estranhos que éramos, sempre nos saudava com um largo sorriso – «you welcome!» – quem connosco se cruzava. Esse sentimento tenho em S. Brás, ao verificar como os estrangeiros por aqui se movimentam como se na sua terra natal se encontrassem. Aliás, tal atitude ficou bem patente na adesão enorme dada pela ‘colónia’ estrangeira às comemorações do centenário: também eles se incorporaram a rigor no cortejo evocativo.
            Fiquei, por isso, muito satisfeito ao verificar que esse exemplo já ultrapassou as fronteiras do Algarve e teve eco pelo País. Refiro-me ao facto de, em boa hora, Notícias de S. Braz ter transcrito com todo o relevo, que se aplaude, na página 24 da edição de Setembro, a reportagem que o jornal Público publicara: «Estrangeiros estão a mudar a vida cultural de São Brás de Alportel – Cultura tem mais adeptos que o futebol».
            Tudo isso se deve, claro, ao carácter hospitaleiro do nosso povo e, de modo especial, à clarividência demonstrada pelas diversas entidades que operam no concelho, privadas e públicas, sendo de realçar, nesse aspecto, naturalmente, tanto a Câmara Municipal como, de modo muito especial, o Museu do Trajo, ponto de encontro preferencial quer para manifestações musicais quer para exposições de artes plásticas.
            Aproveitava, porém, esse aplauso para uma chamada de atenção, que não é novidade nenhuma e estou certo de que os responsáveis têm disso plena consciência: há os que nos procuraram e acolhemos e há os naturais, boa parte deles envelhecidos e sem grandes possibilidades de deslocação. Exemplifico, puxando a brasa à minha sardinha: quem vive no Corotelo ou na Fonte da Murta ou mesmo nos Vilarinhos onde é que, a pé, pode ir comprar leite ou pão?
 
                                   José d’Encarnação
Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 239, 20-10-2016, p. 11.

Sem comentários:

Enviar um comentário