quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Uma bênção para São Brás!

            Noticias de S. Braz adoptou como objectivos, desde o primeiro momento, não apenas fornecer aos leitores informação actualizada sobre o que no concelho se passava, por vezes em jeito de mui saudável crítica construtiva, mas também disponibilizar as suas colunas a quantos nelas quisessem deixar memórias ou o resultado das suas investigações acerca do passado e dos valores são-brasenses.
            Nunca será de mais repetir, por isso, que, para fazer a história de S. Brás de Alportel, a consulta às edições do Noticias de S. Braz se revela indispensável. Nomes como os de Manuel Brito Guerreiro, José do Carmo Correia Martins, Ofir Chagas, João Leal e Vítor Barros, entre outros, mantêm por aqui a chama da memória!
            Essa, uma bênção!
            Outra, porém, foi a vinda para junto de nós do Padre Afonso da Cunha Duarte, que sempre quis fazer acompanhar da investigação histórica a sua actividade pastoral. O que já nos legou e o que ainda dele esperamos é da maior valia e de causar inveja a muitas paróquias do país. Qual há, aí, que possa gabar-se de ter em livro tanto do seu passado?!...
            Brindou-nos recentemente com o V volume dos Monumenta Blasiana, uma recolha minuciosa, fruto de longas horas roubadas ao sono, que vale não só pelo que reúne mas, de modo especial, pelas informações que veicula, fecundo manancial de saberes futuros.
            912 páginas, onde se acolhem 642 documentos: data o 1º de 26 de Fevereiro de 1446 e é o último o discurso do presidente da Câmara aquando da abertura das comemorações do centenário do concelho, a 1 de Junho de 2014. Segue-se-lhes um apêndice com mais 153! Em extratexto (p. 859-899), reprodução de originais. Os índices analítico, antroponímico e toponímico constituem, por seu turno, indispensável e mui oportuno instrumento de consulta.
            Por conseguinte, também nesse aspecto da história como correia de transmissão fomentadora de comunidade, São Brás de Alportel é concelho abençoado!

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz nº 229, 20-12-2015, p. 17.

Sem comentários:

Enviar um comentário