segunda-feira, 27 de julho de 2015

Rabitesa!

              Um encanto haver tempo para ouvir conversas de velhos. Primeiro, porque eles têm necessidade absoluta de alguém para os ouvir; depois, porque adoram contar histórias vividas; e saem-nos sempre com cada expressão que não só enriquece o nosso vocabulário habitualmente já tão parco e contaminado por bem escusados estrangeirismos, como revela arguta observação da realidade.
            Vê vocêa! O filho saiu um bicho-do-mato, sempre metido no seu canto, não fala com ninguém. E ela, já pra mais de 90 anos, toda rabitesa! Faz toda a lida da casa, até se empoleira na escada para caiar e a gente grita-lhe: «Ti Ausenda, vossemecêa inda cai daí e nem a alma se lh’aprovêta!». Qual quê! Ainda é capaz de fazer pouco da gente, que já não prestamos pra nada!... Outro dia, deu-lhe um ginete e foi pra cima do telhado a ver como estava a chaminé, que as letras lá do nome do avô não se viam bem nem a data da casa…
            «Vê vocêa», por «veja, você» (às vezes, até vai mais um i para abrandar: vocêi…). E gostei do «rabitesa», que é como quem diz «de carnes rijas, nada de flacidezes!», entende-se... Depois, o ginete, a lembrar «ginete», cavalo ágil, «gineta», o gato selvagem, ou a gineta, espécie de furão – tudo animais que, num ápice, se nos fogem…
            Os nossos falares, esses, é que não podemos deixar fugir!

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em VilAdentro [S. Brás de Alportel] nº 198/199, Julho/Agosto de 2015, p. 10.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário