domingo, 28 de junho de 2015

Atribuído o Prémio Giancarlo Susini - Um significativo apoio aos estudos epigráficos

             A casa editora Fratelli Lega (de Faenza, Itália) e a Direcção da revista Epigraphica instituíram um prémio bienal de 2000 euros destinado a galardoar uma publicação de Epigrafia Grega ou Latina, de carácter monográfico, da autoria de um investigador com menos de 40 anos de idade.
            A 1ª edição do prémio teve como vencedora Elena Cimarosti, com a obra Le iscrizioni di età romana sul versante italiano delle Alpes Cottiae (Barcelona, 2012).
            O vencedor da 2ª edição (para obras datadas de 2013 ou 2014) foi anunciado em Bertinoro, no passado dia 6 de Junho, na sessão de encerramento do Colóquio Borghesi: trata-se de Cédric Brélaz, que preparara o livro Corpus des inscriptions grecques et latines de Philippes. Tome II, La colonie romaine. Partie 1, La vie publique de la colonie.
            O júri – constituído, como habitualmente, por uma comissão internacional de cinco membros, entre os quais se conta um delegado da Editora Fratelli Lega e um membro do Comité de Direcção da revista Epigraphica, deliberou ainda atribuir, este ano, uma menção honrosa ao livro, de Federico Frasson, Le epigrafi di Luni romana. I. Revisione delle iscrizioni del Corpus Inscriptionum Latinarum.
            Aproveite-se o ensejo para informar quais foram os outros trabalhos concorrentes:
 
  • Camilla CAMPEDELLI, L’amministrazione municipale delle strade romane in Italia;
  • Dan DANA, ONOMASTICON THRACICUM. Répertoire des noms indigènes de Thrace, Macédoine orientale, Mésies, Dacie et  Bithynie;
  • Patrice FAURE, L’aigle et le cep. Les centurions légionnaires dans l’Empire des Sévères;
  • María LIMÓN BELÉN, La compaginación de las inscripciones latinas en verso. Roma e Hispania.
  • Adrian ROBU, Mégare et les établissements mégariens de Sicile, de la Propontide et du Pont-Euxin. Histoire et institutions.
      Congratulo-me vivamente com a atribuição deste galardão, não apenas por também assim se perpetuar a memória de um insigne e mui saudoso Mestre da Epigrafia Romana, o Professor Giancarlo Susini (1927-2000), mas sobretudo por se apoiar a investigação num âmbito científico que os novos paradigmas vigentes nas escolas universitárias europeias estão, de novo, a delegar para um plano secundário, esquecendo-se (mui naturalmente…) os decisores políticos que, mesmo hoje, quando querem deixar o seu nome perpetuado em obra de vulto é através de uma epígrafe que essa perpetuação se concretiza…

                                                            José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário