terça-feira, 31 de março de 2015

«Português, meu amor!» é lançado amanhã

            É lançado amanhã, dia 1 de Abril, em Hamburgo, o livro «Português, meu amor!», da autoria de Peter Koj. É uma publicação da editora Schmetterling, de Estugarda; tem o ISBN 3-89657-875-8 e as – bem sugestivas! – ilustrações são da autoria de Marlies Schaper.
            O livro apresenta como subtítulo Annäherungen an eine spröde Schöne, que significa mais ou menos «Tentativas de engate a uma beldade relutante»!... Na verdade, trata-se da colectânea de 49 artigos em que Peter Koj se debruça sobre vários aspectos da língua portuguesa, analisando, de forma jocosa e mui atractiva, os problemas que se apresentam a quem, mesmo com a maior das boas vontades, ganhe coragem para aprender português.
            A diferença entre carteiro e carteirista, o infinito mundo das siglas e, sobretudo, essa nossa forma de comer sílabas e de liquefazer as sibilantes… – são alguns dos temas versados. Uma das ilustrações, por exemplo, mostra dois amigos que se encontram em pleno Inverno e um pergunta «Tashkent?», o outro responde: «Toú». Em linguagem ‘erudita’ seria: «Estás quente?», «Estou!». Quem diria?!...
            Uma delícia, pois, mormente para alemães, dado que o livro está redigido em língua alemã.
            Estão previstas apresentações nos próximos meses em Portugal.

                                                                                  José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, edição de 31-03-2015:

Sem comentários:

Enviar um comentário