quinta-feira, 19 de março de 2015

Cruzeiro Seixas esteve aqui!

Selos emitidos em homenagem ao Artista,
com reprodução de dois dos seus trabalhos.
             Tive o privilégio de privar com este grande pioneiro e mestre do Surrealismo português, aquando dirigiu a galeria da Junta de Turismo da Costa do Estoril e aí deu azo ao seu espírito livre e provocador, ciente como estava de que também é pela Arte que podem consolidar-se revoluções. Esse período quase heróico tive ocasião de evocar com Cruzeiro Seixas, no apartamento que o acolhia, numa casa de repouso aqui no Estoril, na tarde de 15 de Dezembro de 2010, pouco tempo depois de haver completado 90 anos e já nessa altura só via vultos, confessou-me, que, de tanto se apurar na criação, a vista não o conseguia ajudar.
            Faz um ano este mês que Viegas Gomes se referiu, nas colunas deste jornal, ao facto de se ter procedido ao descerramento de uma placa evocativa na casa do sítio da Calçada, onde o artista viveu durante cinco anos, de 1984 a 1989. Convidara-o Tomás Ribas, delegado da Cultura do Algarve, para… desempoeirar o ambiente artístico meridional e ousar, também aqui, rasgar horizontes!
            Do papel fundamental que Cruzeiro Seixas desempenhou no panorama artístico nacional – e até europeu! – falarão largamente os especialistas. Por ora, cumpre-me salientar o gesto e a opção.
            Primeiro, a opção: muito gostaríamos que outros vultos das Letras, das Artes e das Ciências escolhessem S. Brás para viver ou, pelo menos, para aqui amiúde residirem. Garantimos que seriam bem recebidos – como o são (e queremos que continuem a sê-lo) os membros das colónias estrangeiras que nos honram com a sua permanência.
            Depois, o gesto da colocação da placa. A iniciativa partiu, então, da delegação distrital da Sociedade Portuguesa de Autores; contudo, estiveram presentes os mais altos representantes do município, associando-se à homenagem de alma e coração. E há que não deixar passar essas oportunidades – para continuarmos a levantar bem alto o nome de S. Brás de Alportel, como terra onde se gosta de viver e há condições para uma vida em plenitude!

                                               José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz nº 220, 20-3-2015, p. 21.

Sem comentários:

Enviar um comentário