segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Palmeiras da Pampilheira não resistem!

            Os proprietários de vivendas na zona ocidental do Bairro da Pampilheira e também do Cobre, na freguesia de Cascais, começaram a abater as suas palmeiras, ferozmente atacadas pelo escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus), um besouro originário da Ásia. De um momento para o outro, a parte superior da palmeira cai e, pouco a pouco, são as folhas que fenecem, como varetas desconjuntadas de um guarda-chuva que o vento estragou.
            E se se noticiava, em Fevereiro, que «em Cascais e em Oeiras, por exemplo, as câmaras garantem ter as suas palmeiras debaixo de olho» e se acrescentava que, em cada um dos concelhos, apenas haviam sido «abatidas 28 plantas desde que a praga foi detectada» (recorde-se que esta batalha dura já há sete anos!), o certo é que, neste momento, nessa zona do bairro, já foram cortadas 3 e há mais umas 3 que o deverão ser proximamente. Um dos proprietários encheu um saco plástico com os escaravelhos, que pareciam multiplicar-se, à medida que se apanhavam!...
            Vemos, de facto, na área urbana da vila, mormente nas palmeiras sob tutela camarária, que um tubo junto ao tronco leva para cima remédio contar o invasor. Isso não impediu, porém, que mesmo uma das palmeiras junto ao Centro Cultural de Cascais já dê sinais de estar afectada.

Publicado em Cyberjornal, 16-11-2014:


Sem comentários:

Enviar um comentário