quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Homenagem a José Júlio de Carvalho

            Vai ser descerrada, no próximo dia 15, na Areia, a placa toponímica que perpetua o nome de José Júlio de Carvalho, «homem bom cascalense».
            Concretiza-se, assim, por parte da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, com o apoio camarário, a proposta veiculada por dois dos assíduos colaboradores do nosso jornal: Rui Rama da Silva, na sua qualidade de presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, e eu próprio, como membro que fui da equipa de Jornal da Costa do Sol.
            «Homem bom cascalense». Optou-se por esta designação – aparentemente insípida e, porventura, tida como de mínimo significado – porque, em nosso entender, ela sintetiza o que, na vida de José Júlio de Carvalho, foi mais relevante.
            Assumiu-se, primeiro, como cascalense de gema, aqui nado e criado, residindo sempre no coração da vila (02.04.1913 – 08.09.2008). Só as contingências das ‘vagas’ toponímicas determinaram, pois, que a «sua» rua ficasse nos confins da freguesia, bem perto do marulhar das vagas do Guincho, o que também não deixa de ser uma coincidência feliz, pois José Júlio de Carvalho, quer como dirigente associativo quer como responsável de jornais locais – primeiro A Nossa Terra e, depois, o Jornal da Costa do Sol –, sempre pugnou por uma visão abrangente do concelho. Tanta atenção lhe mereciam os problemas a resolver na vila como os do mais remoto lugar.
            E é também por esse motivo que lhe quadra à perfeição a outra qualificação que propusemos: a de homem bom. Pretendeu-se, desde logo, uma relacionação explícita com o passado: não longe da casa onde viveu, há, à porta do castelo, uma placa que explica: «À porta deste castelo se reuniam os juízes, vereadores, o alcaide e outros homens bons do concelho de Cascais», no século XIV. Eram os homens bons, na Idade Média, aqueles que superintendiam, de certo modo, à vida de uma localidade. A eles se recorria em caso de emergência ou na busca das melhores soluções para as controvérsias quotidianas. E José Júlio de Carvalho seria, em tempos medievais, um desse homens bons, como o foi no seu tempo. Inquebrantável nas suas convicções, que mui ponderadamente defendia, ainda que no respeito total por quem diversamente pensava, José Júlio de Carvalho pode, por conseguinte, apontar-se como exemplo do cidadão atento e empenhado.

Amizade e competência
            Quando, no Outono de 1964, entrei para a redacção do jornal A Nossa Terra, já não estava lá a equipa que, durante largos anos, mantivera o jornal como activa tribuna – a única então no concelho. Um diferendo insanável com a direcção do Dramático (de que A Nossa Terra era propriedade) levara a que João Martinho de Freitas e seus mais directos colaboradores pedissem a demissão. Contudo, a reconhecida dedicação em prol da melhoria da vida local fez com que os empresários locais se cotizassem e rapidamente se compraram as acções necessárias para se construir o capital necessário para a criação de Jornal da Costa do Sol, cujo primeiro número viria a sair a 25 de Abril de 1964. Nunca, porém, enquanto mantive colaboração em A Nossa Terra, ouvi uma palavra sequer de crítica a José Júlio de Carvalho, cuja personalidade se situava, de facto, bem acima dessas quezílias ‘domésticas’. E quando, em Outubro de 1967, ingressei na redacção do Jornal da Costa do Sol, José Júlio de Carvalho (o «senhor José Júlio»!) acolheu-me de braços abertos e logo ali nasceu uma indefectível e sólida Amizade – e até cumplicidade, porque não? – que só a morte veio quebrar.
            Embora já com alguma prática, dava eu, como se imagina, os primeiros passos na bem espinhosa missão de ser jornalista local em tempo de censura. E tive o bom senso de adoptar o procedimento seguinte: escrevia os textos, dactilografava-os ou não, e ficava com o rascunho. Era o tempo (e aí começou um hábito que mantenho) em que se aproveitava para esse efeito o verso em branco dos comunicados e noticiários que nos chegavam!... Quando o jornal saía, eu confrontava o que escrevera com o que saíra: a pontuação, as palavras, as maiúsculas, os hífenes e os travessões, o título… Não compreendia a razão dalguma diferença? Ia ter com o «senhor José Júlio» para a explicação – que nunca regateou!
            Trabalhava ele, então, como revisor de Publicações Europa América, depois de se haver aposentado da Imprensa Nacional. Esse era, por conseguinte, o trabalho imprescindível – a revisão – que não se negou a fazer. Mesmo antes de ir para casa, passava pela redacção e lá ficava, diligentemente, a catar gralhas, tarefa tanto mais importante e aborrecida se nos lembrarmos que era na imprensa local que se faziam as «publicações legais», que deviam sair sem mácula: um dos nós lia em voz alta e José Júlio de Carvalho… catava!
            Mesmo já professor catedrático, não deixei amiúde de o consultar acerca de questões da língua em que, de facto, o Catedrático era ele!

Publicado em Costa do Sol – Jornal Regional dos Concelhos de Oeiras e Cascais, nº 67, 29-10-2014, p. 6.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário