segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Evocação de António Feio

             A fase terminal da vida de António Feio constituiu, a todos os títulos, uma lição; e a Família Feio, designadamente seu irmão mais velho, o Carlos, tem-se desdobrado em iniciativas que visam manter bem alta essa memória e esse exemplo.
            Aproveitem a Vida (1ª edição, Agosto de 2010) é livro de leitura obrigatória. Uma biografia, uma autobiografia sentida e partilhada, um depoimento vivo sobre o que é esta nossa passagem pelo mundo:
            «Ganhei a noção de que se perde muito tempo a não fazer nada. […] Acabamos por viver a vida de um modo muito pequenino, nos nossos cantinhos, cada um dentro do seu, acabando por perder contactos, experiências, convívio, especialmente por, às vezes, não estarmos mais abertos aos outros» (p. 47).
            «Têm de acreditar nos seus sonhos e têm de se mexer. Não podem ficar à espera que as coisas aconteçam» (p. 67).
            O António teve a convicção, a partir de determinado momento, de que a sua «atitude positiva» acabara «por funcionar de um modo inspirador»; como que herdara «uma espécie de responsabilidade social» de «embaixador contra o cancro» (p. 77).
            E essa mensagem a realçou muito bem o Dr. Nuno Gil, no posfácio que também se inseriu no livro (p. 189-195). Eu achei comovente e pleno de sentido este posfácio, de um médico que passa a vida a cuidar de cancerosos: «Há muito mais vida para além de um tumor, muito mais, e é isso que procuro ensinar-lhes», escreveu (p. 193), depois de haver recordado a frase do António “Aproveitem o dia-a-dia, tenham consciência do presente e agradeçam” e sublinhado: «Ninguém agradece hoje. E ele disse isso» (p. 190).
            Há, pois, que agradecer a Carlos Feio por nos ajudar a manter viva uma chama, a nunca desistirmos do sonho acalentado.
            Por isso, na próxima sexta-feira, 8, no Bistrô 19, que fica em pleno centro histórico da vila de Cascais, mesmo por detrás dos Paços do Concelho, haverá mais um sarau evocativo: poesia, música, imagem, a celebrar a vida de António Feio, a ouvir a poesia do Carlos. Estarão presentes José Proença de Carvalho, Jorge Castro e Hugo Sampaio – nas palavras e na música. A partir das 21.30 horas.
            Todos serão bem-vindos!

Publicado em Cyberjornal, edição de 04-08-2014:
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=734:evocacao-de-antonio-feio&catid=37:varios-cultura&Itemid=30

Sem comentários:

Enviar um comentário