quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Eugénio Sequeira recebeu o Prémio Quercus 2013


             Atendendo ao «trabalho meritório que tem realizado na área do ambiente, tanto a nível nacional como internacional, e à defesa exemplar das múltiplas causas ambientais em que se tem envolvido", decidiu a organização ambientalista Quercus atribuir ao Engº Eugénio Sequeira, de 76 anos, o Prémio Quercus 2013, prémio criado em 2004 para galardoar anualmente «entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável»

                É bem conhecido do que com ele habitualmente privamos o empenho que Eugénio Sequeira põe na luta por um correcto ordenamento do território e contra a desertificação. Recentemente, como responsável máximo pela Liga de Protecção da Natureza, tem sido grande entusiasta da compatibilização da agricultura com a protecção de aves, nomeadamente de rapina e migratórias, projecto que – com o maior êxito – tem sido levado a cabo em Castro Verde.

               Sabemos quanto tem lutado em Cascais (onde vive) por um concelho mais saudável, pugnando pela manutenção da biodiversidade, defendendo intransigentemente a Zona de Paisagem Protegida Cascais – Sintra.

                Engenheiro agrónomo, fez a sua carreira como investigador e docente no Instituto Superior de Agronomia, mas não tem regateado colaboração a universidades públicas – como a Nova de Lisboa e a do Algarve – e privadas (Lusófona de Lisboa e Vasco da Gama de Coimbra). Como autarca, presidiu à Assembleia Municipal de Cascais entre 1976 e 1979 e exerceu funções de vereador entre 1989 e 1993.

                Congratulamo-nos., obviamente, com o galardão atribuído e fazemos votos de que este reconhecimento público possa servir para que sejam mais bem acolhidas e postas em prática por autarcas e por governantes as frequentes sugestões que Eugénio Sequeira desassombradamente divulga.

 

Publicado no Cyberjornal, edição de 06-11-2013:

http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=18996&Itemid=69


Sem comentários:

Enviar um comentário