sexta-feira, 5 de julho de 2013

Expõem-se e explicam-se os vasos gregos, no Porto

             Sempre os vasos da antiga Grécia suscitaram a maior admiração, não apenas pela sua requintada tipologia e apurada técnica de fabrico, mas também – e quiçá sobretudo – pela graciosidade e incomparável valor como documento histórico das cenas que neles foram gravadas. Figuras vermelhas sobre fundo negro, figuras negras sobre fundo vermelho…
            Entre nós, foi a Doutora Maria Helena da Rocha Pereira a que mais afincadamente e com elevado saber os estudou, nomeadamente as colecções existentes em território português – que também os portugueses não resistiram a coleccionar esses antigos repositórios de Arte e História.
            Por isso, de novo será a Catedrática de Coimbra que proferirá, no próximo dia 17, a partir das 18 horas, na biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto, a conferência «Uma história singular: os vasos gregos da Universidade do Porto». E a lição justifica-se porque está prevista para esse dia e hora a inauguração da exposição permanente da ‘Colecção de Vasos Gregos do Museu de História Natural’ daquela universidade, com apresentação do respectivo catálogo.
            A cerimónia integra-se nas comemorações do centenário da universidade portuense, a cuja comissão preside o Doutor Luís Valente de Oliveira.

Publicado em Cyberjornal, edição de hoje, 5-7-2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário