segunda-feira, 3 de junho de 2013

Espectáculo de benemerência teve bom acolhimento

           Gratificante, a resposta: o auditório do Casino Estoril, gentilmente cedido para o efeito, encheu, nos dias 30 e 31 de Maio, para o espectáculo de Henrique Feist, Broadway Baby.
            Acompanhado ao piano por seu irmão Nuno Feist, Henrique está em palco durante hora e meia a contar a história do musical americano: como nasceu, os intérpretes, os momentos altos e baixos, os êxitos que ainda hoje encantam… E Henrique Feist encantou também, com as suas brilhantes interpretações de temas imortais, uma plateia incondicionalmente presa ao seu talento, que lhe valeu, como se sabe, o globo de ouro da SIC.

«Somos o que fazemos todos os dias»
            Gratificantes as noites, porque se juntaram num enorme abraço de solidariedade não apenas os artistas e a sua equipa mas as mais diversas entidades, uma vez que as verbas angariadas se destinam a minorar as enormes dificuldades financeiras por que passa a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, como acontece, de resto, com todas as instituições que se dedicam – arrastando consigo muitos voluntários – a suprir as cada vez maiores carências da população empobrecida.
            Constituindo a 2ª maior empregadora do concelho, com 650 trabalhadores, a Santa Casa, ao serviço da comunidade desde 1551 (!), tem a seu cargo 1005 crianças em creches e jardins-de-infância; 230 crianças no apoio escolar; assiste 485 famílias (banco alimentar, rendimento social de inserção, promoção socioeducativa); 48 crianças e jovens estão nos seus centros de acolhimento temporário; 342 adultos (deficientes em internamento) são apoiados no Pisão; 846 idosos são acompanhados nos centros de convívio, centros de dia, apoio domiciliário e lares).
            Um mundo de necessidades a que a Santa Casa procura acudir com magros recursos (a farmácia, o «Bom Apetite», a Feira da Adroana ajudam…) num concelho onde, apesar de todas as publicidades políticas, crescente número de famílias, inclusive da classe dita média/alta, passam fome.
            Gratificante, pois, a resposta da comunidade. E se o espectáculo em si agradou em cheio, todo este sentimento de uma solidariedade cumprida foi gratificante também.
                                                              
Publicado em Cyberjornal, edição de 02-06-2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário