sexta-feira, 3 de maio de 2013

CDCE homenageia poeta

             Tem privilegiado o Clube Desportivo da Costa do Estoril, com sede em Alapraia, as iniciativas culturais, independentemente, claro, de outras habituais actividades de índole desportiva e recreativa. Música e poesia, por exemplo, fazem parte do seu cardápio cada vez mais frequente.
            Na noite do passado dia 30, por exemplo, houve por bem a direcção promover uma homenagem a João Baptista Coelho, alfacinha octogenário que se radicou em Tires há mais de 40 anos e que ‘descobriu’, aos 58 anos de idade, a sua escondida veia poética. Começou por concorrer a uns Jogos Florais, ganhou e… ganhou esse ‘vício’, de tal modo que, hoje, se contam por centenas os primeiros prémios arrebatados nesses certames por esse País fora.
            Tiveram papel preponderante nesse evocar de um trajecto poético singular os Jograis do Atlântico (Edite Gil e Francisco Félix Machado), cabendo a Francisco Machado a condução da entrevista que fez ao homenageado, para que nos contasse desse seu peregrinar pelo caminho das musas… Tive também oportunidade de realçar o meritório trabalho que Baptista Coelho teve, durante vários anos, na organização dos Jogos Florais da Freguesia de S. Domingos de Rana, propondo o tema e preparando a documentação para a reunião do júri; e aprouve-me realçar, dentre os muitos que poderia seleccionar, o livro 25 Sonetos com o Mar ao fundo, de 2004, porque, além de ser uma viagem poética pela nossa bem poética orla marítima desde Cascais ao Guincho, mostra bem a maestria de Baptista Coelho na composição de sonetos, uma modalidade que, como se sabe, exige fino talento e extraordinário domínio da linguagem.
            O sarau – entrevista e apresentação de poemas por Maria Maya, Eduardo Martins, Jorge Castro, Edite Gil e Francisco Félix Machado – agradavelmente seguido por mais de duas dezenas de assistentes, foi melodicamente pontuado pela actuação, à guitarra e à vihuela, do holandês Rembrandt Gerlach.
            A João Baptista Coelho o nosso voto de que ainda por largos anos nos presenteie com a beleza do seu estro!

Publicado em Cyberjornal, 02-05-2013:
 http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=18242&Itemid=30


 Fotos de Guilherme Cardoso: aspecto da assistência; a mesa com o homenageado e os dois membros dos Jograis do Atlântico; a evocação do poeta; Maria Maya, Eduardo Martins, Jorge Castro, que disseram poemas; Rembrandt Gerlach.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário