domingo, 17 de fevereiro de 2013

Monumentos a Norte

            Numa edição conjunta do Turismo Porto e Norte de Portugal - www.portoenorte.pt - e da Delegação de Touring Cultural & Paisagístico e dos Patrimónios, datada de Fevereiro de 2012, o guia Monumentos a Norte dá conta, nas suas 61 páginas, dos monumentos mais significativos de 41 concelhos nortenhos, a começar em Amarante e a acabar em Vimioso (seguiu-se, e bem neste tipo de guia manuseável e de folhas de cartolina rija, a ordem alfabética).
            Orlando Sousa, da Direcção Regional de Cultura do Norte, e Sofia Ferreira, da Delegação de Touring Cultural foram os coordenadores gerais, cabendo a Mafalda Pizarro, do Touring, a coordenação técnica. Abre com um mapa desdobrável, na escala de 1:500 000, da região envolvida. Os textos são da lavra de 32 colaboradores. Um CD preso no interior da segunda capa é o complemento sonoro de cada ficha, onde, com boa dicção, é dito o texto de cada monumento. Uma ideia assaz prática e interessante.
            Assim, é-nos possível saber o essencial sobre a domus municipalis de Bragança, a torre do relógio de Caminha, o castelo velho de Freixo de Numão, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, o Castro do Monte Padrão (Santo Tirso) e tantos outros monumentos que pontuam este itinerário de turismo cultural.
            Em cada ficha, breve informação sobre o concelho e apontamentos sobre: gastronomia e vinhos; festas, feiras, romarias; património (o texto maior e mais eloquente); saúde e bem-estar (termas, por exemplo); informação turística.
            Com mui oportunas fotografias a cores e excelente apresentação gráfica, é um guia que honra os seus promotores.

Publicado em Cyberjornal, edição de 16-02-2013:

5 comentários:

  1. José Maria Pignatelli comentou:
    "Excelente trabalho. Bom esforço. Mas que resultados se esperam? carissímos isto é visto por quem? O que é que a região publicita nos mercados externos? Qual é a vantagem acrescida de, por exemplo, um norueguês escolher o Norte de Portugal em vez do Norte de Espanha, do Chile, da Argentina...? Se eu disser ao mesmo norueguês "Miami", ele sabe automaticamente que terá praia, 26 a 28º todo o ano, as melhores lojas de moda quase sempre em promoção, metro aéreo gratuito, restauração parta todos os preços e paladares, uma noite frenética e uma estadia à dimensão da sua carteira. também sabe que dois em dois dias pode deixar a cidade e partir num cruzeiro com destinos vários e netre 5 e 10 dias, a preços muito competitivos. mas se lhe falar em Daytona, o europeu sabe que caminha para reviver corridas de automóveis, das melhores que acontecem no mundo; sabe que tem um cem número de diversões tudo sempre à volta da adrenalina da competição; e ainda sabe que pode dar umas voltas ao circuito ao lado de uma das estrelas do circuito ou fazer um enorme número de provas simuladas em parques de diversões. Até poderá saber que consegue provar sabores de vários países, onde a gastronomia é sinónimo de cultura. Só não sabe que poderá saborear azeite português, porque de vinho nem gota!"

    ResponderEliminar
  2. O comentário referia-se ao vídeo com que Mário Almeida teve a gentileza de complementar o que eu pusera no FB. Transcrevo, com a devida vénia, a sequência do diálogo no FB:


    José Maria Pignatelli: «E já agora: alguém se lembrou de colocar um stand destes no aeroporto de Colónia, de Chicago ou de Montreal? Ou mesmo no super moderníssimo aeroporto de Xangai? É lá fora, nesse mundo global já tão perto de nós, que temos de ir procurar clientela!»

    Mário Almeida: «Pois é, José Maria Pignatelli... Faz-se tudo, e sempre, à medida do "nosso" pé... passinhos e mentes curtas, é no que dá...».

    Agradeço a ambos; mas que o guia é bonito, a visar sobretudo o 'turismo' interno... isso é, garanto! E bem feito!

    ResponderEliminar
  3. Orlando Sousa, um dos autores, deu-me esta informação complementar, que mui gostosamente veiculo: «Complementando a informação, junto o link onde podem descarregar o guia.
    http://www.portoenorte.pt/client/skins/categoria.php?cat=168&top=1
    Aproveito para dizer que há na App Store da Apple a aplicação (grátis) deste guia para iPad e iPhone.»

    ResponderEliminar
  4. Teve Sofia Ferreira, Administradora Delegada do Touring Cultural & Paisagístico, a gentileza de se congratular com a nota feita acerca do guia Monumentos a Norte, acrescentando:

    «Na Turismo do Porto e Norte de Portugal sempre entendemos como prioritário e estratégico, para elevar a notoriedade e atractividade do nosso Destino Turístico, o desenvolvimento de um trabalho em estreita sintonia e articulação entre a Cultura e o Turismo. Monumentos a Norte é disso exemplo e aproveito esta oportunidade para informar que, até final deste semestre, faremos uma actualização deste Guia, com a inclusão de novos Sítios, o que nos permitirá, também, abranger um maior número de municípios do Porto e Norte de Portugal. Logo que esta actualização esteja concluída informaremos.
    Assim, convido-o a consultar o nosso site, onde poderá encontrar outras publicações de interesse: www.portoenorte.pt
    Na Bolsa de Turismo de Lisboa, mais precisamente no dia 28 de Fevereiro lançaremos dois novos trabalhos: Museus a Norte e O Porto e Norte TEM 4 Sítios Património Mundial, que estarão disponíveis, a partir dessa data, no nosso Site.»

    É agora a nossa vez de nos congratularmos!

    ResponderEliminar