sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tertúlia «À 5ª no Monte» fez dois anos!


            Numa sociedade em que grassa o individualismo e o televisor é rei, o facto de um grupo de pessoas terem optado por, numa quinta-feira do mês, se reunirem em jantar, com o pretexto de conviverem e, aproveitando o ensejo, para convidarem um palestrante, reveste-se do maior significado e merece aplauso e… imitação, até porque, para além do jantar, outras iniciativas daí brotarem, como visitas de estudo a lugares de interesse na área da Grande Lisboa!
            O caso passa-se no Monte Estoril, onde, há dois anos, por iniciativa de uma professora aposentada da Escola João de Deus, a Dra. Elvira Bugalho, uma tertúlia mensal se realiza, tendo passado por ela personalidades que vieram reflectir sobre os mais diversos temas: a ideia de Deus, os vestígios romanos em Cascais, a I República em Cascais, o culto de Nossa Senhora do Cabo, os políticos vistos por Miguel Torga…
            O 2º aniversário de «À 5ª no Monte» comemorou-se, ontem, dia 17, com um almoço no restaurante de Oitavos, também ele cheio de tradição e postado sobre uma duna fóssil classificada como monumento geológico nacional (como, na ocasião, se teve ensejo de referir), não sem que, antes, os mais de trinta participantes tenham passado pelo Forte de S. Jorge de Oitavos, para verem a exposição permanente e, desde já, os primeiros passos da que vai apresentar-se sobre o naufrágio do navio «Gran Principessa di Toscana».
Cada mesa evocava um arruamento ou um local paradigmático do Monte; os lugares foram ditados por provérbios divididos a meio; e trocaram-se prendas para mais se fomentar o convívio e o espírito de comunidade.






Quando, repita-se, a Comunicação Social dá conta dos milhares de anciãos que vivem e morrem sós; quando, cada vez mais, os inquilinos de um prédio se não conhecem, inclusive por disporem de elevador próprio que os despeja na sala… o aparecimento de tertúlias como esta é motivo de aplauso e incitamento a que iniciativas do género se multipliquem. E queremos, por isso, que… seja notícia, a contrabalançar eficazmente as das desgraças com que diariamente nos bombardeiam!
                                                                                        
Publicado na edição de 18-01-2013, de Cyberjornal:

Sem comentários:

Enviar um comentário