terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A ignorância dos senhores das centrais telefónicas...

... ou como a um cidadão já não apetece ralar-se mais

Hoje de manhã (22-01-2013), ao verificar, na Rua do Cobre, em Cascais, que, nos postes telefónicos, várias caixas PDO estavam abertas devido ao vendaval, deixando a descoberto os circuitos electrónicos, apressei-me a telefonar para o Apoio ao Cliente da PT.
Inútil: depois de várias hipóteses – se quiser isto, marque 1… – vim a verificar que, por já não ser cliente da PT, não tinha um telefone que a empresa identificasse e, por isso, nada feito: não conseguia falar com um assistente!
Liguei, pois, por ser jornalista, para o número 21 500 2000, que é o das «Relações com os Media». O rapaz que me atendeu apressou-se a dizer-me, quando lhe expus a situação, que eu deveria ligar era para o apoio técnico ou para o serviço de avarias. Expliquei que já o fizera, debalde, por não ser cliente MEO, e apenas estava a ter algum interesse no caso por se me afigurar, como cidadão e como jornalista, que essa informação das caixas abertas poderia ter algum interesse para quem de direito. Além disso, eu tinha de pagar a chamada para ser útil a uma empresa de que nem era cliente! O rapaz ouviu-me, ouviu-me e… eu desliguei, garantindo-lhe que oe não voltaria a incomodar nem a ralar-me com o que é que acontecesse à PT ou à empresa das tais caixas PDO.
            Por curiosidade, fui saber – por minha iniciativa – o que era uma caixa PDO. E é o seguinte:
«A Caixa PDO (Ponto de Distribuição Óptico) é uma infraestrutura destinada às redes GPON (Gigabit Passive Optical Network) com tipologia FTTH (Fibre To The Home) e FTTB (Fibre To The Bulding). Permite a ligação entre a rede de distribuição e o cliente, podendo ser instalada em interior ou exterior».
            Portanto, tanto pode ser da PT como de qualquer outra distribuidora. Que se amanhem!

Sem comentários:

Enviar um comentário