segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Artistas, o tema de Natal da Egoísta

            «Maravilha!» é, decerto, a exclamação que de imediato nos ocorre, ao folhear o nº 50 (Dezembro 2012) de Egoísta, a revista da Sociedade Estoril-Sol, dirigida por Mário Assis Ferreira.
            Maravilha porque – sob a mui singela aparência de um livro de mercearia, atado por um cordel (ai, as difíceis contas do dia-a-dia!...) – esconde uma série de mui notáveis reproduções de quadros, onde nos é difícil discernir o que mais nos pode encantar. Se são admiráveis os premiados na galeria do Casino da Póvoa desde 2006 a 2012 (onde figuram nomes como Nikias Skapinakis, Júlio Pomar, Graça Morais…), não menos nos seduzem o fulgurante realismo das personagens do italiano Michele del Campo, colhidas na fugacidade do tempo (em StreetView); a enorme e espantosa expressividade dos desenhos a lápis do estónio Heikki Leis, em vigorosos retratos de um momento da higiene matinal; a beleza sensual dos rostos femininos da americana Alyssa Monks…
São também retratos («portraits») o que se apresenta da suíça Chrissy Angliker e é o calafrio que nos transmite essa tinta a escorrer de pensativas cabeças que nos leva a reler o magnífico texto introdutório de Assis Ferreira, verdadeiro anátema contra o estado a que a Humanidade chegou, apontando, porém, soluções: este Natal escasso «em dádivas materiais» pode ter – deve ter! – uma compensação nos afectos; será «mais rico em entregas pessoais, em comunhão de sentimentos, em partilha de esperanças», pretexto óptimo para que, finalmente, haja uma «celebração do Ser, em detrimento do Ter»!...
Daí, a escolha do tema, porque «a Arte nos humaniza». Arte que «não é, necessariamente, um espelho para reflectir as agruras deste nosso mundo; bem ao contrário, é um cinzel que nos ensina a esculpi-lo, é um escopro que nos ensina a moldá-lo».
Para rever, pois, pausadamente, as imagens e o que elas nos transmitem. Para reler, uma e mais vezes, essa reflexão inicial – que nos conforta!

Publicado em Cyberjornal, 30-12-2012:

Sem comentários:

Enviar um comentário