domingo, 4 de novembro de 2012

Retrato de um sentir feminino

            Não é apenas Agatha Christie que tem razão quando afirmou que o marido continuaria a gostar dela porque, sendo arqueólogo, gostava das «coisas velhas»; também parece verificar-se como verdadeira a realidade de o arqueólogo, a determinado momento, também se sentir poeta. É, sem dúvida, esse contacto maior com a Natureza, a terra que lhe passa pelas mãos, os objectos que vai exumando, esse diálogo com os que, séculos e até milénios atrás, por ali andaram e deles se encontram os vestígios...
            São, pois, vários os arqueólogos portugueses que publicam livros de poesia. Eu tenho-me na pele (fraca) de arqueólogo, não sou poeta, mas gosto de escrever e, sobretudo, de dar a conhecer o que de interessante outros escrevem.
            Atrevi-me, em 2004, a tecer considerações sobre livro de poemas de um arqueólogo ilustre e enviei-lhe previamente o texto, na intenção de que ele diligenciasse, se achasse bem, para a sua publicação num jornal local. No que eu me fui meter! Desancou-me o senhor de cima a baixo, porque eu não percebera da sua poesia. Remeteu-me para outros livros seus, para eu (só depois!) me poder abalançar a fazer uma apreciação crítica válida a este. Precisava de ter lido todos os outros e Fulano (nome de um professor igualmente ilustre como ele) é que compreendia bem «o profundo» da sua poesia: «Acho que é importante perceber o mais profundo da minha poesia, e por isso também é preciso ler os outros meus livros…».
            Agradeci-lhe o atestado da minha burrice e guardo religiosamente, qual autógrafo, os seus comentários manuscritos ao texto dactilografado que eu lhe remetera.
Sou, porém, reincidente e ouso, por isso dar conta de uma outra iniciativa congénere: de uma arqueóloga que também decidiu passar a escrito o que, ao longo dos tempos, lhe foi passando na alma, espécie de retrato de um sentir feminino.

À Flor da Pele
O livro À Flor da Pele, da autoria de Ana Alexandra Luz Resende, publicado em papel e em formato digital por Corpos Editora (nº XIII da Colecção Wordl Art Friends: www.worldartfriends.com) foi apresentado na Biblioteca Municipal de Loulé pela Dra. Idália Farinho, louletana dos quatro costados, poetisa e grande estudiosa dos costumes e das manifestações literárias do Povo.
A autora vive em Loulé há vários anos e propôs-se mostrar, neste seu primeiro livro, «o sentir feminino da adolescência à maturidade». Quer isso significar, antes de mais, que se trata de uma ‘compilação’ (como a autora a designa) do que foi escrevendo. Ainda que não datados e certamente não incorporados aqui por ordem cronológica, sente-se que há sonhadora adolescência, em que se é «beijo de rosas / que se requebra / sob o hálito do orvalho», e há a experiência da maturidade, patente, por exemplo, logo na dedicatória «a todos aqueles que ainda têm a coragem de deixar fluir a alma à flor da pele num mundo agredido pela indiferença» – e esta frase constitui, sem dúvida, não apenas a razão de ser do título, mas também a vontade de, através do lirismo, por exemplo, da entrega à pessoa amada e da dedicação aos outros, se lutar contra a indiferença generalizada: «Menino da rua! / Criança perdida / Rumando sozinho / na estrada da vida!».
E, pelo caminho, vão-se retratando as angústias («Quero ser uma rosa e sou um espinho»; os desânimos: «Que esta porta que se fecha / Nunca mais se abrirá»; as ternuras: «Como o mar que se deita com a areia e lhe segreda ao ouvido»; os murmúrios de um pesar: «Pena de quem vive a vida a fugir»; os amores que se desejam eternos: «Mas se só um dia mais bastasse / Para se ter o que se quer de tal maneira / Que esse dia então jamais cessasse / Ou calasse o tempo a vida inteira!»; os vazios: «Beijas os meus lábios mas não sentes meu sabor!»…
Um livro, enfim, para ter na mesa-de-cabeceira. 51 poemas a saborear de vez em quando, antes de adormecer, a deixar-se enlevar na melodia das palavras, em jeito de meditação quotidiana de uma vida que queremos agarrar com ambas as mãos.

Publicado em Cyberjornal, edição de 4-11-2012:
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=17315&Itemid=30

1 comentário:

  1. Hoje, ao ver o meu blog, deparei-me com esta mensagem e fiquei estarrecida! Faltam-me as palavras para expressar todo o agradecimento que lhe tenho e a alegria que senti ao ver os seus comentários (que deram lugar a um pranto)!!!É bom sentirmos que alguém ainda valoriza aquilo que somos e escrevemos e é bom saber que as nossas palavras encontram eco no coração de alguém! Com um grande beijo e abraço sempre amigo e repleto de ternura, de quem sente à flor da pele...
    Ana Resende

    ResponderEliminar