quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Um município tem de ter uma revista cultural

      Vem de há muito esta minha ideia de que um município deve pugnar por ter uma revista (anual ou, se possível, semestral), onde se reúnam colaborações dos investigadores sobre temas, os mais variados, que constituem a alma desse Município, a sua história, o retrato das suas características.
      Tem Lisboa Olisipo, revista do Grupo de Amigos de Lisboa; dificuldades financeiras e falta de visão por parte dos serviços culturais da Câmara têm impedido a sua publicação regular. Mantém o município da Guarda a Praça Velha, semestral, que, iniciada em Junho de 1997, publicará este Inverno o seu nº 32. Teve Cascais – com essa finalidade (porque Boca do Inferno, mais literária, ultrapassava os limites do concelho) – o Arquivo de Cascais, cujo 1º número saiu em 1980 e cuja publicação há anos que incompreensivelmente se mantém suspensa. E escrevo «incompreensivelmente» com plena consciência, porque vultosas verbas gastas em edições de luxo poderiam ter deixado cair umas migalhas para uma publicação que não se exige luxuosa, mas prática e útil.
      Vêm estas considerações a propósito do volume 37 (2011) dos Anais do Município de Faro, precisamente uma dessas revistas que, nascida há 42 anos (!) sob orientação de um professor primário entusiasta pela cidade (a sua historia, as suas gentes…), o Prof. Pinheiro e Rosa, tem hoje à sua frente um outro algarvio, o Doutor Joaquim Romero de Magalhães, catedrático da Universidade de Coimbra, filho do saudoso Prof. Joaquim Magalhães, o ‘descobridor’ de António Aleixo.
      E antes mesmo de darmos conta do conteúdo deste número da revista (que tem a iniciá-lo a mensagem do presidente da autarquia), aplauda-se o entusiasmo com que Romero de Magalhães, na Apresentação, solicita a quantos queiram enviar para a revista histórias doutros tempos, para assim se fazerem reviver espaços e gentes, para assim a cidade preservar a sua memória! Excelente ideia!
      De apresentação gráfica magnífica (bem sugestiva a capa, a cores, a mostrar um dos monumentos mais significativos da cidade, a sua sé), ISSN 0871-0872, 248 páginas ilustradas. Mui oportunos os separadores, com fotos antigas.
      João Pedro Bernardes, arqueólogo, docente da Universidade do Algarve, traça uma panorâmica do que terá sido o território da Ossonoba romana (p. 11-26). António Rosa Mendes, também da Universidade do Algarve, evoca a obra de D. Inácio de Santa Teresa (1741-1751), um «bispo reformador» (p. 27-37). Em tempos ainda de evocação do centenário da República, Jorge Filipe M. da Palma (investigador da história local) dá conta da toponímia deixada pela I República em Loulé (p. 39-67) E ainda no mesmo rumo histórico, Aurélio Nuno Cabrita (investigador) tece considerações acerca da visita feita pelo presidente Sidónio Pais ao Algarve (p. 69-140). Prossegue-se na história, porque Artur Ângelo Barracosa Mendonça (professor e investigador) vasculhou a imprensa algarvia e esclarece-nos como é que ali se viu a revolta do 28 de Maio (p. 141-220). Olhão, vila cubista, sempre sedutora na sua branca arquitectura geométrica, seduziu Andreia Fidalgo que escreveu (p. 221-242) sobre as açoteias, os mirantes, os contramirantes, uma ‘inerudita arquitectura’, convenhamos, mas que não deixa de ter o seu encanto e oxalá as entidades locais a saibam preservar na sua autenticidade e tipicismo. «A Estrada da Senhora da Saúde» (p. 243-247), do escritor José Matos Guita, inicia esse ciclo evocativo de que atrás se falava e que Romero de Magalhães mui oportunamente deseja ver continuado.
      E aqui está, pois, um bom exemplo de publicação cultural local! Parabéns!

2 comentários:

  1. Mar Teodora, de Torres Novas, escreveu:

    "Caro professor, como combinado, aqui vai então outro bom exemplo no que respeita à publicação de revistas de cultura em municípios.
    Em Torres Novas, a Revista Nova Augusta é publicada desde Dezembro de 1962. Embora tivesse sido interrompida, a publicação mantèm-se consistente desde os anos 80, mas, efectivamente, dos anos 90 até hoje tem sido regularmente publicada todos os anos.
    O Conteúdo contempla assuntos de História, Geografia, Arte, Património, Arqueologia, Etnografia e outros, todos de âmbito local.
    Os colaboradores são, normalmente, investigadores (estudantes, professores, académicos ou gente da terra que se interessa, de modo sério, por estas temáticas).
    Nos serviços da autarquia existe um Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial que recebe as propostas de artigos, faz a respectiva triagem, revê os textos e acompanha todo o processo gráfico de concepção da revista, desde o design à impressão.
    A Revista é permutada com edições de outras instituições (designadamente universidades, bibliotecas e museus), por todo o país e encontra-se para venda na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. Os números já esgotados encontram-se em formato digital, disponíveis no portal da referida biblioteca e podem ser descarregados gratuitamente.
    .................
    Fico muito grato com a informação. Bem hajas!

    ResponderEliminar
  2. Com a devida vénia, reproduzo uma partilha feita através do FB:

    Manuel Mesquita partilhou a tua ligação: "Outros municípios haverá que poderiam seguir o exemplo (mesmo em tempo de crise)!"

    ResponderEliminar