quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Justa – mas discreta – homenagem


      A Junta de Freguesia de Cascais deliberou dar o nome do Rancho Coral e Coreográfico da Sociedade Musical de Cascais a uma das rotundas do Bairro da Pampilheira, na Avenida Engº Adelino Amaro da Costa, justamente aquela que tem sido mais falada, ao longo dos últimos anos, por continuar incompreensível para o cidadão comum, o facto de ser uma rotunda e não ter… oito sentidos de trânsito!... Claro que o Rancho nada tem a ver com isso (creio que nenhum dos seus membros pertenceu ao grupo de ‘sumidades’ que tal deliberou…), mas isso constitui, sem dúvida, para ele mais um motivo de boa singularidade e muita visibilidade.
      Congratulamo-nos vivamente com a decisão. Das várias secções da Musical – que tem sede, como se sabe, não no Bairro da Pampilheira mas muito perto, no Alto da Pampilheira – tem sido o seu dinâmico rancho aquele que, no País e no estrangeiro, mais alto tem levantado o nome de Cascais, ligando-o, de modo especial, à tradição piscatória, pois que são de pescadores os trajos dos seus elementos. E nunca nos cansaremos de ver, por exemplo, a dança evocativa da Senhora dos Navegantes, de bem tocante coreografia…
      Em tempo de ‘vacas magras’ e também porque, de há uns tempos a esta parte, a discrição em casos semelhantes tem sido apanágio da Freguesia de Cascais, a colocação da placa foi feita na última semana de Setembro, sem qualquer comunicação oficial nem cerimónia – o Rancho vale por si!

Publicado em Cyberjornal, 04-10-2012:
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=17142&Itemid=92

1 comentário:

  1. Caro Prof. Encarnação,

    Muito obrigada pelos seus comentários.

    Gostaria de aproveitar para informar que a Direcção a Sociedade Musical de Cascais fez o pedido para atribuição do nome do Rancho Coral e Coreográfico de Cascais, a uma rua do Concelho, já em 2011 aquando do seu 50º aniversário.

    Só agora foi possível essa atribuição, mas consideramos que “mais vale tarde que nunca” e seja rua, rotunda ou praceta não vai fazer a diferença, na importância que o Rancho tem tido na divulgação da nossa cultura.

    Estamos em conversações com a Junta de Freguesia de Cascais, para que seja realizada uma cerimónia. Ainda não foi possível ajustar um data, mas estamos certos que a justa – e pouco discreta - homenagem será realizada muito em breve. Claro que fazemos questão e teremos muito gosto que esteja presente!

    Melhores cumprimentos
    Susana Mata Ribeiro

    ResponderEliminar