domingo, 9 de setembro de 2012

Relíquias do fundador dos Salesianos visitam Cascais

            Considera-se – e não estaremos certamente longe da verdade – que é o concelho de Cascais o «mais salesiano» de Portugal, atendendo ao número de «casas» salesianas que tanto os Padres Salesianos como as Filhas de Maria Auxiliadora (o ramo feminino da Congregação) têm no concelho.
            Criada por S. João Bosco nos finais do século XIX, em plena revolução industrial europeia, quando para cuidar dos jovens dos núcleos urbanos desamparados nada se havia pensado, D. Bosco e os seus colaboradores começaram por reunir esses jovens em torno do desporto e depressa os foram encaminhando para o ensino profissional. Recorde-se que foi esta Congregação pioneira nesse ensino, inclusive em Cascais, onde a Escola Salesiana do Estoril foi técnico-liceal, com cursos de Indústria e Comércio, até esse tipo de ensino ter sido infelizmente abolido. Por isso também rara será a família do concelho que não tem alguém que andou ou que anda numa escola salesiana.
            Reveste-se, por isso, de sentida emoção o facto de, no âmbito da sua peregrinação pelo mundo, relíquias de S. João Bosco virem a Cascais, congregando, pois, em torno de si, por meio de adequado programa, quantos têm para com o Santo una particular devoção.
            Assim, às 11 horas do próximo dia 11, terça-feira, as relíquias serão solenemente recebidas no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Salesiana do Estoril. Estarão, no dia 12, ao final da tarde, no Externato de Nossa Senhora do Rosário. Na Escola Salesiana de Manique se preparou um programa mais dilatado para todo o dia 13.

Publicado na edição de 08-09-2012 de Cyberjornal:

Sem comentários:

Enviar um comentário