domingo, 9 de setembro de 2012

Manuel Ai Quintas expõe no Centro Cultural de Cascais

            Está patente desde ontem (dia 8) à noite, na Capela do Fundador (Centro Cultural de Cascais) uma singular exposição de desenho e pintura, da autoria de Manuel Ai Quintas.
Confesso que desconhecia por completo essa sua faceta de artista, porque sempre o incluí no grupo dos hoteleiros credenciados da Costa do Estoril, pelos muitos anos passados à frente do Hotel Palácio, uma referência, portanto, na hotelaria e no turismo locais. E fiquei bem surpreendido pela facilidade com que traça, em breves penadas, bem sugestivos retratos: «a minha amiga Joana», «o meu amigo João», «os verdes» (acrílico sobre tela a mostrar curioso grupo de moços em convívio), «homem sentado» (técnica mista sobre papel), «elegância nas alturas» (são as girafas!…)… Traço contido, tonalidades suaves, um realismo envolto em terna e suave melancolia…
Estavam cerca de meia centena de amigos na abertura da mostra. E Manuel Ai Quintas discursou. Agradeceu à Fundação D. Luís I a possibilidade de aqui expor; mostrou a sua convicção de que esta tinha de ser uma Fundação para continuar, vítima também ela de uma comissão de avaliação incompetente e desconhecedora da realidade (digo eu). E depois, qual Padre António Vieira a narrar a acção do estatuário («Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe; e, depois que desbastou o mais grosso, toma o maço e o cinzel na mão, e começa a formar um homem – primeiro, membro a membro, e depois feição por feição, até à mais miúda […]» – lembram-se?), foi por aí adiante a dar conta, de uma forma eloquente e deveras estimulante, do que foi – ou do que é – para si a arte de criar: como dialoga com o pincel, com o tema, com as cores, com os olhos, esses sim, a alma de tudo!... Ouvimo-lo com muito agrado. E nem quase se dava conta de que o senhor dos aperitivos e dos cálices se passeava ao mesmo tempo entre a assistência a propor-nos que assim condimentássemos tão eloquentes palavras!
A mostra estará patente até dia 2 de Outubro e merece uma visita!

Publicado no Cyberjornal, edição de 09-09-2012:

Sem comentários:

Enviar um comentário