segunda-feira, 9 de julho de 2012

Parque Marechal Carmona, em Cascais – É permitido matar; dar de comer, não!

            Ainda que não haja por ali nenhum aviso nem tenha sido distribuído qualquer comunicado, a esse respeito, à população, é agora proibido dar comida às aves do Parque Marechal Carmona, em Cascais. Tratava-se, como se sabe, de um hábito muito corrente, que fazia as delícias da pequenada: dar migalhas aos patos, aos pombos, às galinhas e até aos pavões.
            Terá sido, porventura, o resultado de uma nova qualquer directiva comunitária que o Executivo municipal se apressou a mandar cumprir ou deriva de inconvenientes que, à primeira vista, não se enxergam. Será que as migalhas poderiam trazer veneno e fazer mal aos animais? Será que, desta sorte, essa população ficava mais bem alimentada e o que importa, agora, é diminuir o número de pombos, por exemplo? Vamos esperar pela informação completa que os serviços camarários certamente vão facultar.
Em todo o caso, acrescente-se que, se não é permitido dar de comer, é completamente permitido matar. Tal é a tarefa diária das gaivotas, que vorazmente se saciam de pombos, de patinhos pequenos, de tartaruguinhas, de pintainhos, de ovos (que vão roubar aos ninhos!)… Se não dar de comer viesse a evitar que as gaivotas ali aparecessem, ainda vá que não vá; mas o que as gaivotas querem não são migalhas, é carninha tenra, são ovinhos frescos… – e isso há por ali em abundância e ao espectáculo desalmado, feroz e degradante dessa atrocidade não são as crianças poupadas! Já se sugeriu a manutenção das ninhadas, durante algum tempo, em sítio mais resguardado, inclusive onde a pequenada as pudesse ver e as gaivotas não entrassem… Parece, porém, tarefa difícil de levar a cabo. Proibir é sempre mais fácil, já se sabe!
Congratulamo-nos, no entanto, com o facto de ter sido ouvido o nosso apelo: a estátua de Neptuno e a sua bonita envolvência estão a ser alvo de restauro; e, pelo que tivemos oportunidade de ver, é natural que ainda este Verão todo o sistema, inclusive o hidráulico, possa estar em funcionamento, para gáudio dos milhares de pessoas que frequentam aquele parque, verdadeiro pulmão da nossa vila!

 Publicado no Cyberjornal, edição de 09-07-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário