domingo, 15 de julho de 2012

O Património Cultural em grande destaque em Cascais

            Começou na quinta-feira, 12, o XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitectónico e Edificado, que se prolongará até domingo.
            Cerca de 400 participantes, entre os quais muitos espanhóis, assistirão, em diversos monumentos da vila de Cascais (Centro Cultural, Casa de Santa Maria, Museu do Mar, Museu dos Condes Castro Guimarães, Casa das Histórias) a sessões do maior interesse pela temática abordada e pela excelência dos oradores convidados.
            É uma realização da Câmara, através do seu Instituto de Cultura e Estudos Sociais, e da Federação Internacional de Centros CICOP (ligados à conservação do Património), com a colaboração de várias entidades.
Foto de Luís Bento
A sessão solene de abertura decorreu numa das salas do Palácio de Cidadela, uma vez que o Congresso tem o alto patrocínio do Chefe do Estado, e foi por isso o director do Museu da Presidência da República, Dr. Diogo Gaspar, o primeiro orador, a regozijar-se por lhe ter sido dada a honra de receber tão ilustres congressistas, apresentando uma pouco da história do palácio em que nos encontrávamos. Seguiu-se o Professor José Manuel Tengarrinha, que preside ao ICES e que saudou os representantes de 25 países que, para além de Portugal, ali estavam representados, sublinhando, por isso, a importância do encontro que, em interdisciplinaridade, reúne os mais conceituados especialistas neste domínio. O Professor Carlos Fabião, do Comité Científico do Congresso, traçou uma panorâmica do que se esperava da reunião e justificou a opção por Cascais: a localização e o empenho demonstrado pela autarquia na salvaguarda e dinamização do seu património edificado. Miguel Matrán, director geral da Fundação CICOP, agradeceu o acolhimento e manifestou o seu apreço a quanto aqui se tem já concretizado. Elísio Summavieille, que ora preside à recém-criada Direcção Geral do Património Cultural, em organização, recordou que, neste momento, pela Europa, cerca de 40% da construção civil se dedica à reabilitação de edifícios e, por outro lado, que «o património mais importante são as pessoas» (conceito que, comente-se de passagem, é bem agradável de ouvir quando parece andar tão arredio da prática concreta dos governos europeus). Encerrou a série de discursos o Dr. Carlos Carreiras, na sua qualidade de presidente do Município que acolhe e que promove, nesta «jovem vila de 648 anos» (frisou). E se ser presidente de um município significa deter nas mãos um forte potencial de destruição maciça, proclamou que Cascais é e quer continuar a ser uma «terra de património», dando respostas locais aos desafios impostos pela globalização.
A conferência inaugural foi proferida por Manuel Fernández Canovas, sobre «Los materiales de construcción y el Patrimonio Edificado». Pedro Vaz referiu-se aos trabalhos levados a efeito no Palácio da Cidadela e Jacinta Bugalhão deu conta de como se processara a reabilitação da Cidadela.
Antes do almoço, inaugurou-se no Museu dos Condes Castro Guimarães uma exposição e foram desde logo apresentados os posters previstos.

Publicado no Cyberjornal de 13 -07-2012
[http://www.cyberjornal.net/index.phpoption=com_content&task=view&id=16607&Itemid=67

Sem comentários:

Enviar um comentário