terça-feira, 20 de setembro de 2011

S. Brás e o acordeão ‒ honra ao mérito!

Notícias de S. Braz deu a notícia com algum relevo, na sua edição de Agosto: ao fundo da pág. 8, com fotografia, lá vinha a informação de que Nelson Conceição vencera, na cidade italiana de Pineto (Itália), o prémio para a melhor composição moderna para acordeão; mas vale a pena insistir, dada a sua real importância!
O concurso, que é anual, visa premiar os melhores trabalhos – nas categorias worldmusic, clássico, jaze e composição moderna – produzidos para acordeão, a nível internacional. Nelson Conceição, que é natural de Bordeira (ali paredes-meias com o Corotelo e na raia do concelho de Faro) e reside em Loulé, apresentou a obra, para acordeão-solo, «A moça que gostava de Amália», inspirado no fado ‘Amália’. O júri incluía especialistas da Itália, Rússia, França, Macedónia, Áustria, Ucrânia e Lituânia – tudo países onde a tradição do acordeão é relevante.
Honra, pois, ao mérito, dado que o galardoado já fora premiado, em 2000, com um troféu mundial e mais de duas dezenas de alunos seus também se contam entre os distinguidos em concursos nacionais e internacionais.
Nélson Conceição constitui, pois, um dos expoentes duma área geográfica, em que mui orgulhosamente S. Brás se inclui, onde o acordeão se impõe como instrumento de grande virtuosismo. Uma tradição que felizmente se não tem deixado morrer!

Publicado em Notícias de S. Braz (S. Brás de Alportel), nº 178, Setembro de 2011, p. 15.

Sem comentários:

Enviar um comentário