quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os ofícios, as pessoas!

Sob a eficiente coordenação da Dra. Marlene Guerreiro, iniciaram, aqui há tempos, os responsáveis pela agenda cultural do concelho – seguramente, uma das mais selectas e bem organizadas agendas culturais municipais que se publicam por esse Portugal – a rubrica a que deram o título de «À descoberta dos ofícios tradicionais». O último apontamento terá sido o de Dezembro de 2009, em que se falou de Tonico da Caldeira e os segredos da aguardente.
Durante muitos meses tivemos, pois, a oportunidade de ver enaltecidas pessoas e os seus saberes ancestrais, que, em boa hora também, o Centro de Artes e Ofícios acabaria por parcialmente consubstanciar na exposição ali patente até Fevereiro do ano corrente.
Temos ideia de que será, sem dúvida, intenção da Câmara, através do seu pelouro da Cultura, vir a reunir em livro essas bem elucidativas reportagens, independentemente de elas continuarem a estar disponíveis na página camarária da Internet. Um livro é sempre um livro, mais palpável, e, neste caso, será um livro «com pessoas dentro», pessoas nossas conhecidas, com quem nos cruzamos na rua e que guardavam segredos únicos que, desta forma, acabaram por amavelmente nos transmitir.
Um património imaterial assim mui sabiamente posto em relevo!


Publicado em VilAdentro [S. Brás de Alportel], nº 142 (Nov. 2010) p. 10.

3 comentários:

  1. Sr Professor

    Encontrei uma inscrição gravada numa rocha ao ar livre no sopé de uma montanha de afloramentos graníticos gigantescos que me parece lusitana pois os caracteres irregulares são grandes e "tortos" ( um pouco como os do cabeço das fráguas) mas bem visíveis e marcados:

    VISAICORV CAMALI CONCILI

    que lhe parece?

    Fica perto de uma outra, esta numa gruta natural que fica por debaixo de um outro amontoado de blocos graníticos, tb, que diz :


    ..ROS BANIESV

    Este baniesu terá algo relacionado com os banienses de torre de moncorvo? ( a gruta fica a cerca de 40-50km de torre de moncorvo)

    é possível ter havido mais duas letras antes de ROS mas nãe percebe bem.


    Ando por gosto nestas demandas e não sei a quem me dirigir na interpretação destas inscrições. se me puder ajudar agradeço. o meu mail é francrom@gmail.com

    obrigado e desculpe o abuso.
    se entender eliminar o comentário não hesite.

    ResponderEliminar
  2. Bem haja pela atenção. Trata-se de textos conhecidos, sobre que tenho informação bibliográfica, a transmitir-lhe por correio electrónico.
    Cordialmente - J. d'E.

    ResponderEliminar
  3. A história do Museu do Trajo de S. Brás de Alportel

    Amália Madeira Martins, natural de S. Brás de Alportel e radicada em Sintra, acaba de defender, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a sua tese de mestrado intitulada Génese, Inovação e Futuro – Uma Experiência em Museologia Social – O caso do Museu do Trajo de S. Brás de Alportel.
    Orientada pelo Doutor Mário Moutinho, Amália Martins apresenta aí a história deste museu, analisando a sua situação presente e apontando directrizes para a sua futura actuação no seio da comunidade em que se insere.

    José d'Encarnação

    Obrigada pelo seu comentário acerca do meu trabalho. Vindo de si é um grande elogio...

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar